Você está lendo

TUDO SOBRE BICHECTOMIA – COM DRA KAPILA GOME...

TUDO SOBRE BICHECTOMIA – COM DRA KAPILA GOMES

Não é necessário estar super antenada no mundo da estética para já ter ouvido falar da bichectomia. Embora o procedimento nem seja tão novidade assim mundo a fora, de uns tempos para cá não se fala em outra coisa.  Kim Kardashian, Jennifer Aniston, Angelina Jolie e Madonna, por exemplo, são só alguns dos nomes que já realizaram o processo, tiveram ótimos resultados e ajudaram a difundí-lo ainda mais! Mas, afinal, qual é o segredo de tanto sucesso? É que a bichectomia, através de um procedimento rápido e indolor, promete afinar o rosto, marcar as maçãs e acabar com a aflição de quem se incomoda em ter as bochechas muito grandes/ arredondadas.

Pensando em esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre a bichectomia, convidei a Dra. Kapila Gomes, dentista especializada em beleza e sorriso, e que realiza um trabalho suuuper legal na área, para colaborar com explicações mais técnicas e profissionais sobre o assunto aqui no blog.

Processed with VSCO with a6 preset

– O que é exatamente a Bichectomia?
KG: A Bichectomia é a cirurgia que remove as bolas de Bichat, melhorando o espaço para mastigação e afinando o rosto, harmonizando o sorriso com a face.

– O que são as Bolas de Bichat?
KG: São gorduras encontradas no fundo das bochechas. Elas estão localizadas abaixo do músculo bucinador e adicionam volume às bochechas. Como elas não têm um papel vital, sua remoção se dará sem qualquer consequência. Estas adiposidades, quando removidas, produzem um belo contorno facial e um rosto mais estilizado e harmonioso. A bola de Bichat tem a função de facilitar a amamentação nos recém-nascidos. Após a infância, a Gordura de Bichat não tem mais função fisiológica, podendo ser retirada sem problemas.

– Para quem é indicado a bichectomia?
KG: Para pessoas com o formato arredondado de rosto, que não estejam satisfeitas com suas bochechas, e por mais que emagreçam continuam com a face arredondada. O objetivo é deixar o rosto mais harmônico, magro, fino e bonito.

–  Qual parte do rosto a bichectomia pode melhorar?
KG: A retirada da gordura das bochechas faz com que a parte inferior ou baixa do rosto fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente – e causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e o rosto mais fino. Resumindo: a cirurgia busca realçar e afinar o rosto deixando-o mais contornado!

–  Como é feito o procedimento?
KG: A cirurgia dura em média 40 minutos, com anestesia local, e é realizada no próprio consultório. Por meio de dois cortes de 1 a 2cm nas bochechas, a gordura é tracionada, retirada, e a área é suturada. Não há cicatrizes na face porque as incisões são por dentro da boca.

– Quais são os cuidados pós-operatórios?
KG: Dependem da saúde geral, idade, e outros fatores intrínsecos para cada paciente em particular, como em qualquer outro tipo de cirurgia na boca. É indicado ao paciente que siga uma dieta líquida e pastosa durante os três primeiros dias após a operação, use compressas de gelo para ajudar a diminuir o inchaço nas primeiras 48h. Deve-se evitar esforço físico e exposição ao sol por uma semana. O edema acontece e atinge seu ápice em 72 horas. Depois disso, o edema começa a diminuir. Normalmente o paciente já consegue trabalhar após 2 ou 3 dias.

– Em quanto tempo o resultado já pode ser observado?
KG: O resultado final do novo contorno do rosto é conseguido em 2 a 3 meses em média, mas muitas vezes com 14 dias já temos a visualização da melhora do desenho da face. Pessoas com bochechas maiores podem notar um contraste e afinamento maior.

bichectomia_kapila_gomes– É verdade que a Bichectomia envelhece?
KG: Isso não é verdade! O envelhecimento é algo natural. Perda de colágeno na pele, perda de tonicidade muscular, perda óssea, são fatores normais do processo de envelhecimento. A diminuição das bochechas é feita há muito tempo como procedimento acessório às cirurgias de lifting e rejuvenescimento facial. Ao contrário do que muitos pensam, a bichectomia recupera o contorno facial conhecido como “triângulo invertido”, característico como um padrão de beleza! Logo, a bichectomia pode rejuvenescer bastante o rosto em pacientes com excesso de papada ou bochechas. A bichectomia não tem influência negativa na flacidez de pele do rosto. A gordura retirada é muito profunda em relação à pele e, além disso, o volume retirado não é tão grande a ponto de causar flacidez. A bola de Bichat não sustenta nenhum tecido, não causa flacidez, pois é uma gordura interna com tecido muito mole, e sua remoção apenas auxilia no afinamento e harmonização da face. Após a cirurgia a pele se adapta ao novo contorno facial mais afinado.

–  Quais os riscos da bichectomia?
KG: Existe o MITO de que a bichectomia é uma cirurgia perigosa e cheia de riscos. Na verdade, o procedimento jamais deve ser banalizado, por tratar-se de uma cirurgia plástica como qualquer outra, tendo, assim, os mesmos riscos de qualquer procedimento cirúrgico. Existem dois riscos específicos da redução das bochechas: lesão dos ramos bucais no nervo facial (que movimentam a boca) e do ducto parotídio (que leva a saliva para a boca). Duas boas notícias para quem ainda sofre com medo de fazer uma bichectomia devido a isso… Esses dois acontecimentos podem ser diminuídos a praticamente zero, quando a cirurgia é feita por um profissional capacitado e experiente, sendo usada uma técnica cirúrgica atraumática e delicada. Os ramos bucais que podem sofrer alterações, não são ramos únicos do nervo facial, sendo assim, na ocorrência de algum imprevisto, a boca na grande maioria das vezes, acaba sofrendo reinervação de outros ramos, voltando ao normal.

–  Como saber se a Bichectomia é a solução para mim?
KG: Só um cirurgião capacitado poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox). Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipoaspiração dessa região. Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.

Todas experts sobre bichectomia agora? Hahaha! Eu adorei saber mais sobre o procedimento e desmistificar alguns mitos, além de ficar bem surpresa com os resultados! Espero ter colaborado com vocês também e, principalmente, com quem já estava pensando em se render à bichectomia.

Para tirar outras dúvidas com a Dra Kapila Gomes, conhecer melhor o trabalho dela e/ ou marcar uma consulta, você pode entrar em contato pelos telefones (51) 3055-3222 ou (51) 9930-4917. Atendimento em Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 630 – Sala 1014) e Guaíba (Rua 20 de Setembro, 1111).

Beijos,

Flávia


Conteúdo Relacionado

  1. Mani

    8 fevereiro

    Esse procedimento está mesmo em alta, tenho visto em diversos sites recentemente.
    Adorei a entrevista que você fez, Flá. Seriam minhas perguntas… super útil!

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram
    Snap: @manipineiro

  2. […] falamos aqui sobre Bichectomia e Lentes de Contato, mas ao se falar de estética facial, é impossível ignorar um dos principais […]

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.

INSTAGRAM
SEGUE NO INSTAGRAM