Você está lendo

PECADO DE BEAUTÉ: BRONZER NÃO É CONTORNO

PECADO DE BEAUTÉ: BRONZER NÃO É CONTORNO

Amanhã entra aqui no blog um post com os meus links favoritos dos últimos dias e, a princípio, o do post de hoje seria um deles. Acontece que esse vídeo foi tão útil e tão esclarecedor para mim que assim, de última hora, resolvi que ele merece uma postagem especial por aqui, já que sei que esse é um “pecado de beleza” que muita gente comete, assim como eu cometia todos os dias antes de assistí-lo: usar bronzer para contornar o rosto.

O vídeo é do top maquiador e fotógrafo americano Jordan Liberty, que mantém um canal super popular no Youtube onde dá dicas e publica tutoriais regularmente para quem gosta de maquiagem.

Para quem não entende inglês, o que Jordan tenta provar no vídeo é que não existe resposta certa para a pergunta: “Qual o melhor bronzer para fazer contorno?”, simplesmente porque o ideal é não contornar o rosto com um bronzer. Ele explica que o objetivo do contorno é justamente valorizar os traços do rosto, afinando-o, definindo o contorno da mandíbula, levantando o nariz e assim por diante – isso tudo buscando aparentar o mais natural possível e com aquele “jogo de luz e sombras” que tanto ouvimos falar. E a questão toda gira em torno das sombras, afinal qual a cor de uma sombra? Ela não é “bronze”, terracota e muito menos laranja (como é a tonalidade de muitos bronzers que encontramos no mercado), mas sim quase cinza. A gente pode enxergar isso pelos nossos próprios contornos/ sombras naturais, como o da linha do pescoço, por exemplo. E é por isso que os melhores pós para contorno no mercado puxam para o taupe (que é, basicamente, o cinza com um subtom marrom).

A diferença é bem perceptível na comparação que ilustra esse post e que foi feita pelo próprio maquiador. Na primeira foto foi usado apenas o bronzer e, na segunda, o contorno adequado + bronzer apenas nas maçãs para dar o ar bronzeado que nós tanto almejamos. Gente, eu juro que vejo o meu passado inteiro nessa primeira foto! haha! O resultado ficava super artificial e acabava o dia toda “alaranjada” e não sabia porquê.

Captura de Tela 2014-11-13 às 16.33.17

Quando feito da maneira correta, como na foto acima, as maçãs do rosto realmente dão aquela levantada, a expressão facial fica muito mais leve e, o melhor, tudo parecendo muito mais natural (embora envolva mais maquiagem e técnica).

Segundo Jordan, a adição de um produto adequado para o contorno não inviabiliza o uso do bronzer e do blush na mesma maquiagem: “o bronzer deve ser usado nos ‘pontos altos’ da face para fazer você parecer bronzeada, o blush vai nas maçãs da bochecha e o contorno cria as sombras quando usado nos ‘pontos baixos’ do rosto”.

No box de informações do vídeo ainda tem uma lista cheia de indicações sobre quais contornos são os mais indicados para cada tom de pele. Eu, que sou super branquinha, segui a dica e comprei o NYX na cor Taupe (que era o de melhor custo x benefício da lista, na minha opinião) e estou adorando. Outro dia faço uma resenha detalhada dele por aqui.

Perdão pelo tamanho do post, mas achei tão útil que acho que merecia um aprofundamento como esse. Espero que tenha ajudado!

Beijos,

Flávia


Conteúdo Relacionado

  1. quantas dicas bacanas!
    Eu gosto bastante desse efeito natural em qualquer maquiagem tanto para dia ou noite.
    bjokas http://diadebrilho.com

  2. Joyce

    4 dezembro

    Realmente, uma puta dica. Correndo atrás do taupe. Eu evitava usar bronzer, mas usava sombra marrom mesmo, sabe? Aff hahaha!

  3. Reh

    5 dezembro

    Adoreeeiii! E corri pra me increver no canal do cara! Nunca uso bronzer para contornar, mas agora entendi pq nao pode! heheh

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    http://www.blogdareh.com.br

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.

INSTAGRAM
SEGUE NO INSTAGRAM