Você está lendo

SOBRE O COPO MEIO CHEIO | #WLFB3

SOBRE O COPO MEIO CHEIO | #WLFB3

Já fazia um tempo que pensava em escrever mais aqui no blog sobre a vida. Aquele tipo de post mais reflexivo mesmo, sabe? Mas é engraçado como a gente passa tanto tempo pensando e planejando, só que se sente insegura na hora de colocar os planos em prática e transformar os pensamentos em palavras e, assim, eternizá-los. Felizmente e coincidentemente, o primeiro desafio do Concurso  WeLoveFashionBlogs3  (viram que estou participando? tô super feliz, gente <3), realizado pela Petite Jolie, envolve justamente isso: compartilhar com vocês dicas e atitudes positivas para ter uma vida mais leve, otimista e bonita.

Quando eu era criança-quase-adolescente, bem naquela fase que a gente começa a tentar entender quem somos de verdade, uma atividade do cursinho de inglês me marcou muito. Precisávamos analisar a figura de um copo com água até a sua metade e decidir se ele estava “meio cheio” ou “meio vazio”. A resposta de cada um foi aberta para a turma inteira e eu, assim como alguns outros, enxergamos o copo meio vazio. Só depois o significado do exercício nos foi explicado: cada resposta estava relacionada com o modo como encaramos as situações do nosso dia a dia, se valorizamos a parte positiva ou negativa delas. Confesso que a minha resposta e todo o significado que havia por trás dela mexeram comigo – sim, poderia ser só mais uma atividade escolar, mas me fez pensar e muito!

Desde então e depois de muito refletir sobre quem eu era, quem eu sou e quem eu quero ser, passei a entender que tudo depende da forma como enxergamos as coisas. O mundo pode cair sobre as nossas cabeças e mesmo assim teremos duas opções: juntar os cacos e aprender com eles, ou desmoronar junto. Uma opção pode ser mais difícil que a outra, mas só uma delas vai te levar onde você quer chegar. Não há nada como adaptar o olhar!

Processed with VSCOcam with f2 preset

Olhar para trás e ver a imensidão de erros e acertos, de decepções e alegrias, de perdas e conquistas que ficaram por lá. Como é bom saber que todos eles serviram – e ainda servem – de experiência. Cada um deles nos ensinou mais do que qualquer escola ou professor jamais conseguiria ensinar, não tenha dúvidas disso. Cada um deles adicionou um tópico novo e fundamental ao currículo da nossa vida.

Olhar para a frente – para os próximos dias, anos e décadas – e ver que muito está por vir. Ver também que se está mais forte e mais blindada em relação àqueles erros, perdas e decepções, e ainda mais preparada para os próximos. Quanto aos acertos, as alegrias, as conquistas… Esses já saberemos receber de braços abertos, sem deixá-los escapar.

Olhar para os lados e perceber que existem outras vidas além da nossa. O mundo vai além do nosso umbigo. Existem outras pessoas passando por problemas e desafios incontáveis vezes piores que os nossos. Uma cama de hospital, um prato vazio, um asfalto gelado… O que estava te atormentando mesmo?

Olhar para si próprio e agradecer por estar aqui. Não há nada mais precioso que o aqui e o agora. Nada mais temporário também. Abrir os olhos pela manhã e ter uma nova chance de resolver os problemas e superar os desafios já é motivo de sobra para sorrir e ser feliz.

capa4

Olha só que ironia, a “resposta negativa” daquela criança-quase-adolescente transformou-se em uma das coisas mais positivas que poderiam ter acontecido comigo. Eu optei por ver a parte cheia do copo meio vazio, e assim vou levando a vida. Vem comigo?!

Beijos,

Flávia


Conteúdo Relacionado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.

INSTAGRAM
SEGUE NO INSTAGRAM