Você está lendo

CALÇANDO SUSTENTABILIDADE

CALÇANDO SUSTENTABILIDADE

Imagem ilustrativa

A moda sustentável já não é mais sinônimo de roupas básicas ou “sem graça”, como o conceito remetia há alguns anos. Hoje em dia, bom gosto e criatividade não faltam por parte da indústria na hora de fabricar peças ecologicamente corretas e, ao mesmo tempo, inovadoras – sejam elas artesanais ou de luxo. E não é preciso ir muito longe para encontrar iniciativas assim. Em Porto Alegre, a marca Insecta Shoes é a responsável por produzir sapatos super coloridos e estampados, e ainda “dar uma mãozinha” para o meio ambiente.

Criada pelas amigas gaúchas Bárbara Mattivy e Pamella Magpali, a marca desenvolve modelos feitos de tecido de peças de brechó sem usar produtos de origem animal: são utilizados os excessos da indústria calçadista e as solas são feitas de borracha reciclada. Com inspiração na estética vintage, a Insecta Shoes é resultado da união das marcas próprias de suas idealizadoras, que optaram por sair de suas zonas de conforto e “trazer para o mundo um pouco mais de cor e consciência”, como elas mesmo explicam.  A paixão pela natureza e os insetos, aliás, é o grande ponto em comum das meninas, que não tiveram problemas ao decidir o nome da grife.

Imagem ilustrativa

Formada em marketing pela UFRGS, Bárbara é a responsável por garimpar os tecidos nos brechós e, para ela, esse é um dos principais diferenciais da Insecta: “Reaproveitamos as roupas de uma forma inovadora e graças ao processo 100% artesanal de confecção dos nossos produtos, todas as peças são exclusivas e resultam no menor impacto possível para o meio ambiente”. Ainda segundo ela, a possibilidade de realizar esse trabalho vem da melhora significativa no mercado de moda sustentável. “A matéria-prima está ficando com um preço cada vez mais acessível e estamos vendo mais e mais iniciativas sustentáveis de marcas”, comemora.

Uma preocupação comum dos consumidores diante de todo esse ideal sustentável, no entanto, é a elevação dos valores de comercialização dos produtos e a durabilidade dos sapatos, mas as meninas garantem que ambos competem diretamente com outros produtos oferecidos no mercado. “Nosso acabamento é bem cuidadoso, a durabilidade é alta, e o tecido das roupas é dublado com outro tecido mais grosso para que não rasgue e dure mais, além disso, fizemos todo um estudo de preços e comparação da concorrência para formar nosso preço e deixá-lo o mais democrático possível”, esclarecem.

Imagem ilustrativa

As coleções da Insecta Shoes contam com oxfords, botas e oxfords cutout, e já podem ser encontradas online ou em lojas do Brasil inteiro, mas engana-se quem pensa que as meninas querem parar por aí. Quando perguntei sobre os planos de expansão da marca, Bárbara foi enfática: “Estamos com várias ideias para colocar em prática até o final do ano, mas ainda é segredo”.

Eu ainda não tenho nenhum sapato da marca, mas adorei conhecê-la quando escrevi essa matéria para a faculdade no semestre passado (aliás, o que vocês acharam desse texto mais jornalístico?). Agora, uns dois meses depois, a Insecta já cresceu mais ainda e saiu até na Vogue desse mês! Legal, né? Se alguém já tem me conta aqui nos comentários o que achou sobre conforto, qualidade, durabilidade e essas coisas, ok?!

Beijos,

Flávia


Conteúdo Relacionado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.

INSTAGRAM
SEGUE NO INSTAGRAM